FOTO ANTIGA
sábado, 11 de dezembro de 2010
MARINGÁ - INÍCIO DE TUDO - DÉCADA DE 40
Maringá
A data oficial de fundação de Maringá é 1947, mas os primeiros pioneiros adquiriram terras na região já em 1942, por meio dos escritórios da Companhia de Terras Norte do Paraná em Londrina e Apucarana. Até então distrito de Mandaguari, foi emancipada em 1951.
Por sua localização estratégica, bem no centro das terras da CTNP, estava destinada a ser o mais importante núcleo urbano de todo o empreendimento. Por isso mesmo, seu plano inicial era de longe o mais extenso e bem elaborado dentre todas as cidades fundadas pela companhia. O explosivo crescimento de Londrina acabou por frustrar o destino de Maringá. Quando da sua instalação, Londrina já era uma cidade grande, e reinou sozinha sobre o Norte do Paraná nas décadas seguintes. Nos últimos 30 anos, o rápido crescimento de Maringá permitiu que a cidade dividisse com Londrina a primazia na região.
O plano de Maringá, juntamente com o de Cianorte, foi fortemente inspirado pelo conceito de cidade-jardim. Hoje, Maringá é a cidade mais arborizada do Brasil.
A data oficial de fundação de Maringá é 1947, mas os primeiros pioneiros adquiriram terras na região já em 1942, por meio dos escritórios da Companhia de Terras Norte do Paraná em Londrina e Apucarana. Até então distrito de Mandaguari, foi emancipada em 1951.
Por sua localização estratégica, bem no centro das terras da CTNP, estava destinada a ser o mais importante núcleo urbano de todo o empreendimento. Por isso mesmo, seu plano inicial era de longe o mais extenso e bem elaborado dentre todas as cidades fundadas pela companhia. O explosivo crescimento de Londrina acabou por frustrar o destino de Maringá. Quando da sua instalação, Londrina já era uma cidade grande, e reinou sozinha sobre o Norte do Paraná nas décadas seguintes. Nos últimos 30 anos, o rápido crescimento de Maringá permitiu que a cidade dividisse com Londrina a primazia na região.
O plano de Maringá, juntamente com o de Cianorte, foi fortemente inspirado pelo conceito de cidade-jardim. Hoje, Maringá é a cidade mais arborizada do Brasil.
domingo, 14 de novembro de 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
TRENS E REGIÃO METROPOLITANA - MARINGÁ
TREM DA ALL EM EXPANSÃO
A ALL (América latina Logística) acaba de informar um lucro de 20% com relação ao ano passado, computado até o final do 3º trimestre de 2010. Este lucro significa que a empresa está indo de vento em popa após a privatização do setor. Antigamente, no tempo da RFFSA, passava aqui por rolândia-Pr. apenas um trem por dia, e ainda com poucos vagões. Hoje (constatei pessoalmente) são vários comboios, todos enormes, com centenas de vagões, com três locomotivas puxando e uma outra empurrando atrás. Esta é a nova tendência para que uma grande quantidade de vagões possam ser transportados de uma única vez. É o Brasil se modernizando e valorizando os trens.
REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA
Meu caro e querido governador Beto Richa: Não importa o nome que você dê as regiões metropolitanas, o que vai importar é como você irá "aliviar" a sobrecarga que as cidades vizinhas trazem a elas. Gostaria que você (vou assim chamá-lo por ser ainda jovem) melhorasse as condições de vida das cidades satélites para que o povo tenha mas segurança, mais saúde, mais emprego, mais lazer na suas própria cidade e deixasse de depender tanto da cidade pólo. Torço por você e peço a Deus que consiga realizar este sonho. Pelo sangue que você tem nas veias (do saudoso José Richa) irá conseguir. Tenha fé. Um abraço. Boa sorte.
JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO - rua arthur thomas, 2320 - Rolândia-Pr. - fone 3256-1908
A ALL (América latina Logística) acaba de informar um lucro de 20% com relação ao ano passado, computado até o final do 3º trimestre de 2010. Este lucro significa que a empresa está indo de vento em popa após a privatização do setor. Antigamente, no tempo da RFFSA, passava aqui por rolândia-Pr. apenas um trem por dia, e ainda com poucos vagões. Hoje (constatei pessoalmente) são vários comboios, todos enormes, com centenas de vagões, com três locomotivas puxando e uma outra empurrando atrás. Esta é a nova tendência para que uma grande quantidade de vagões possam ser transportados de uma única vez. É o Brasil se modernizando e valorizando os trens.
REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA
Meu caro e querido governador Beto Richa: Não importa o nome que você dê as regiões metropolitanas, o que vai importar é como você irá "aliviar" a sobrecarga que as cidades vizinhas trazem a elas. Gostaria que você (vou assim chamá-lo por ser ainda jovem) melhorasse as condições de vida das cidades satélites para que o povo tenha mas segurança, mais saúde, mais emprego, mais lazer na suas própria cidade e deixasse de depender tanto da cidade pólo. Torço por você e peço a Deus que consiga realizar este sonho. Pelo sangue que você tem nas veias (do saudoso José Richa) irá conseguir. Tenha fé. Um abraço. Boa sorte.
JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO - rua arthur thomas, 2320 - Rolândia-Pr. - fone 3256-1908
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
sábado, 23 de outubro de 2010
MARINGÁ - TREM PÉ VERMELHO
MARINGÁ - PR. - TREM PÉ VERMELHO
Apresento a seguinte sugestão para o "Trem Pé Vermelho". Devemos trazer para o norte do Paraná um Metrô de superfície entre Arapongas/Londrina/Ibiporã com trens leves e rápidos (bitola larga) e um outro Metrô independente entre Apucarana e Maringá. Seria a solução do transporte público para estas regiões. Este trem convencional à diesel que hoje usamos não dá mais certo. Se os ônibus já são demorados imaginem o trem diesel bitola estreita? E outra que são duas regiões distintas. Os deslocamentos (em sua maioria) acontecem em setores diferentes. Quem mora em Rolândia utiliza mais os serviços e comércio de Londrina, onde tambem muitos trabalham. No sentido Maringá dificilmente vão utilizar. Da mesma forma as pessoas que moram em Apucarana dificilmente se deslocarão para estas finalidades em Londrina, mas sim Maringá.
José Carlos Farina - advogado - Rolândia - Pr.
Apresento a seguinte sugestão para o "Trem Pé Vermelho". Devemos trazer para o norte do Paraná um Metrô de superfície entre Arapongas/Londrina/Ibiporã com trens leves e rápidos (bitola larga) e um outro Metrô independente entre Apucarana e Maringá. Seria a solução do transporte público para estas regiões. Este trem convencional à diesel que hoje usamos não dá mais certo. Se os ônibus já são demorados imaginem o trem diesel bitola estreita? E outra que são duas regiões distintas. Os deslocamentos (em sua maioria) acontecem em setores diferentes. Quem mora em Rolândia utiliza mais os serviços e comércio de Londrina, onde tambem muitos trabalham. No sentido Maringá dificilmente vão utilizar. Da mesma forma as pessoas que moram em Apucarana dificilmente se deslocarão para estas finalidades em Londrina, mas sim Maringá.
José Carlos Farina - advogado - Rolândia - Pr.
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