sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

NORTE DO PARANÁ E O TREM - BY FARINA

TUDO COMEÇOU COM O TREM


A Companhia de Terras norte do Paraná pensou em tudo. Como a nossa terra argilosa se torna quase que intransponível em dias de chuvas, logo no começo a Companhia já iniciou os trabalhos da construção da ferrovia de Ourinhos a Londrina e depois com o tempo até Maringá. Apesar da floresta virgem os imigrantes e migrantes aqui chegaram trazendo tudo o que precisavam nos trens. As primeiras produções era exportadas pelos trens. Os primeiros animais (cavalos, gado, galinhas e porcos) vierem de trem. Não foi fácil construir a ferrovia no meio da selva, sem poder contar com máquinários modernos. A maior parte dos serviçoes eram feitos no enxadão e carregando a terra com carroças puxadas por muares. A estação de Londrina foi inaugurada em 1935, no mesmo dia em que a ponte sobre o rio Jataizinho foi inaugurada, dando passagem ao trem, que chegava a uma cidade que havia crescido muito desde sua fundação em 1929. No início de Londrina e do norte do Paraná tudo girava em torno dos trens. Quando a Maria Fumaça apitava lá na curva o chefe da Estação tocava um sino (que está lá até hoje) e muita gente vinha para conferir quem estava chegando e quem estava viajando. Todas as novidades chegavam no trem. Os homens iam lá para ver as mulheres. As mulherem iam para ver as roupas diferentes vindas de São Paulo. Outros iam ver só o trem, afinal era uma máquina que dava medo...aquele assopro quando o maquinista soltava o excesso de vapor....a molecada corria de medo. Muitos iam só para dar tchau para quem partia ( Era chique dar tchau para quem partia.) Bem, em resumo era isto...o trem fazia (e faz) parte de Londrina e de todo o norte do Paraná.
JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO (ROLÂNDIA)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

REQUIÃO e ÁLVARO DIAS - APOSENTADORIAS INJUSTAS?

REQUIÃO x ÁLVARO DIAS




Muito se tem falado sobre as aposentadorias de Requião e Álvaro Dias. De fato é uma grande injustiça. Apenas acrescento que pior eles (os políticos) fazem todo dia e ninguém reclama. Ex. aumento dos seus próprios salários com índice superior a 60% enquanto o salário mínimo nunca passa de 11%. O que falar então dos milhares de assessores que eles têm e que praticamente nada fazem e recebem polpudos salários. O que falar das passagens aéreas "pra baixo e pra cima" toda a semana. O que falar da "ajuda" para correios, veículos, aluguel e assistência médica? E só tem um jeito de acabar com tudo isso: ESCOLHENDO E VOTANDO MELHOR.
JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO (ROLÂNDIA)

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES PARA O SER HUMANO E PARA O MUNDO

VAMOS PRESERVAR A NATUREZA


Por mais que o homem sinta-se poderoso, por mais lindos que sejam os edifícios, pontes e viadutos, ainda ninguém inventou algo que possa substituir as árvores em beleza e poder para filtrar e umedecer o ar. Alguém
consegue imaginar uma cidade, por maior que seja, por mais poderosa que seja, sem árvores, flores e praças? Por esses, e por outros motivos, peço piedade e misericórdia em  nome das árvores. Vamos plantar mais árvores e cuidar das que temos. As futuras gerações agradecem.
JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA

sábado, 11 de dezembro de 2010

MARINGÁ - FOTO ANTIGA - RODOVIÁRIA

                                    MARINGÁ - FOTO ANTIGA - RODOVIÁRIA

MARINGÁ - FOTO ANTIGA

                                                    FOTO ANTIGA

FOTO DE MARINGÁ - DÉCADA DE 2000

DIAS ATUAIS

MARINGÁ - INÍCIO DE TUDO - DÉCADA DE 40

Maringá



A data oficial de fundação de Maringá é 1947, mas os primeiros pioneiros adquiriram terras na região já em 1942, por meio dos escritórios da Companhia de Terras Norte do Paraná em Londrina e Apucarana. Até então distrito de Mandaguari, foi emancipada em 1951.

Por sua localização estratégica, bem no centro das terras da CTNP, estava destinada a ser o mais importante núcleo urbano de todo o empreendimento. Por isso mesmo, seu plano inicial era de longe o mais extenso e bem elaborado dentre todas as cidades fundadas pela companhia. O explosivo crescimento de Londrina acabou por frustrar o destino de Maringá. Quando da sua instalação, Londrina já era uma cidade grande, e reinou sozinha sobre o Norte do Paraná nas décadas seguintes. Nos últimos 30 anos, o rápido crescimento de Maringá permitiu que a cidade dividisse com Londrina a primazia na região.

O plano de Maringá, juntamente com o de Cianorte, foi fortemente inspirado pelo conceito de cidade-jardim. Hoje, Maringá é a cidade mais arborizada do Brasil.